Início » DIA DA MULHER MOÇAMBICANA: Josina como fonte de inspiração

DIA DA MULHER MOÇAMBICANA: Josina como fonte de inspiração

Por admin
142 visitas
A+A-
Reset

A primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi, instigou as mulheres moçambicanas a continuarem a ter Josina Machel como uma referência de inspiração e de encorajamento para a construção de uma sociedade mais justa, que assegure a equidade de género e igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

Este estímulo foi feito aquando da celebração do Dia da Mulher Moçambicana, assinalado na última sexta-feira sob o lema Justiça e trabalho Digno: Homens e Mulheres Unidos no Combate à Violência.

No encontro com as mulheres, Isaura Nyusi, que também é presidente da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), indicou a razão de se ter Josina Machel como exemplo. “Com o seu legado soube dar-nos exemplo de grande  importância na conquista dos  nossos direitos  e digna participação na luta pela independência e bem estar de todo o povo moçambicano”, disse.

Num outro momento, Isaura Nyusi referiu que aquela data também devia servir de momento de reflexão  para  a classe feminina avaliar as  conquistas até o momento alcançadas, pois só assim poderá  melhorar as  suas estratégias e alinhar melhor os seus objectivos para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável.

Ainda ao longo da sua intervenção, a primeira-dama reconheceu o papel preponderante do Governo, da Organização da Mulher Moçambicana e da Sociedade Civil para a promoção da imagem da mulher e valorização das suas conquistas nas diferentes esferas desta sociedade.

Como resultado destes esforços conjugados, Isaura Nyusi enumerou os diferentes avanços já notáveis: “Cresce o número de mulheres que se libertaram do analfabetismo, que terminaram o ensino superior  e que se posicionam em diversas frentes de trabalho e níveis de responsabilidade”, disse.

Entretanto, mostrou-se preocupada com outros cenários negativos que assombram o futuro risonho da sociedade. A violência doméstica; os casamentos prematuros e abandono escolar da rapariga; a mortalidade materno-infantil e os diferentes tipos de cancro que afectam mulheres e homens, como alguns exemplos.

No evento, também recordou às mulheres o papel imprescindível que elas têm no seio familiar como mães e educadoras e sublinhou que o mesmo deve ser desempenhado lado-a-lado com os homens, seus parceiros, pois aquela constituía uma das condições base para uma sociedade de maior harmonia e justiça para todos.

Ainda no âmbito das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana a Esposa do Presidente da República visitou a maternidade do Hospital Geral José Macamo onde interagiu com duas parturientes que deram à luz seus bebés nas primeiras horas do Dia 7 De Abril.

Na visita Isaura Nyusi interagiu com as mães e deu-lhes parabéns e aconselhou-as a cuidarem bem dos recém-nascidos. Também ofereceu a cada uma delas um kit de roupa, rede mosquiteira e produtos de higiene aos bebés.

Os dois bebés nascidos na madrugada de sexta-feira são do sexo feminino e nasceram com o peso de 3100 e 3800 quilogramas de peso.

Na visita, a esposa do Presidente fez-se acompanhar pela ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque, pelo vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, e outras figuras.

Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Artigos relacionados

Focus Mode