Início » Bom estudante deve ser curioso-Helena Langa, estudante da 10ª classe

Bom estudante deve ser curioso-Helena Langa, estudante da 10ª classe

Por admin
165 visitas
A+A-
Reset

Iniciamos hoje com a rubrica “dialogando com…”, destinada a pequenas entrevistas que se destacam na nossa sociedade. Helena Afonso Langa, 15 anos de idade, é nossa entrevistada de hoje.

 É estudante da 10ª classe, na Escola Secundária Mateus Sansão Mutlemba, localizada no bairro da Maxaquene. Destacou-se como a melhor estudante da 10ª classe. Aliás, tem estado no quadro de honra daquela da unidade escolar desde a 8ª classe.

Desde a 8ª classe que está no quadro de honra da sua escola. O que é imprescindível para se tornar uma estudante brilhante?

Ser curioso, para aprender mais. Acreditar que é possível ser o melhor e, por último, se dedicar aos estudos todos os dias nem que seja para ler por trinta minutos…

Como ganhou gosto pelos estudos?

Ganhei gosto pelos estudos ainda pequena. Tenho uma tia que puxou muito por mim nas primeiras classes. Para ela, boa nota nos testes devia ser a partir de catorze valores…

Consta que nunca fez exames de final de ano…

Sim. Na 5 ª e 7ª classe dispensei com média 16.

Como é que estuda?

Estou na escola no período das sete até as doze horas. Fora da escola tenho estudado em grupo. Somos no total seis meninas e estudamos todas aqui na escola. Revemos a matéria e fazemos os trabalhos escolares das 14 as 17 horas porque as 18 horas todas têm que voltar para casa. Geralmente, depois do jantar volto a rever a materia sozinha.

Qual é a disciplina que mais gosta?  

Biologia. Porque é uma disciplina que explica muita coisa do mundo animal, como a genetica por exemplo.

E quais são as disciplinas que considera difíceis?

São as disciplinas de Educação Visual e Química.

 O que não gosta de ver acontecer na escola?

Falta de respeito dos alunos para com os professores e colegas. Grande parte dos alunos que se comporta mal na escola é constituída por péssimos estudantes.

É uma das mais novas e a melhor aluna da turma. Como tem sido a sua relação com os colegas mais velhos?

Eles incentivam-me. Quando tiro a melhor nota costumam dizer que da próxima vão se sentar próximos de mim.

O que mais gosta na sua escola?

 A organização.

Em que área se pretende formar futuramente?

Vou seguir Direito. Quero ser advogada para defender as pessoas com pouco poder financeiro que muitas vezes passam por injustiças e não têm como pagar um advogado para os defender.

 Tem irmãos?

Sim, tenho uma irmã de 12 anos.

Os teus pais acompanham os seus estudos?

Vivo com a minha avó paterna e minhas tias desde pequena. Perdi meu pai com seis anos e quatro anos depois a minha mãe também faleceu. Desde então elas é que acompanham os meus estudos.

Qual é a sua rotina diária?

Acordo as seis horas e preparo-me para estar na escola as sete horas. As doze horas volto para casa, ajudo a minha avó na cozinha e limpeza. No período de tarde, vou estudar com o meu grupo.

O que tem feito nos tempos livres?

Gosto de escutar música e ler. Para além de ir a missa aos domingos, tenho tido ensaios de canto na igreja, pois faço parte do grupo de canto coral da Igreja do Nazareno. 

Luísa Jorge

 

luísajorge@snoticias.co.mz

Artigos relacionados

Focus Mode