A cidade de Nova Delhi acolhe de 26 a 29 de Outubro corrente a Terceira Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da India e da África. A delegação governamental moçambicana será chefiada pelo Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário.
Trata-se de uma iniciativa que visa o reforço da cooperação entre África e India no quadro da parceria global. A Índia é considerada, a par de outros gigantes mundiais, uma potência económica com forte implantação no continente africano.
No início do ano, a diplomacia indiana lançou uma ofensiva pelo continente africano visando garantir a presença da maior parte dos chefes de Estado e de Governo da África.
Informações disponíveis indicam que pelo menos mais de metade dos estadistas africanos estará presente na cimeira de Nova Deli.
A segunda cimeira África-India teve lugar em Adis-Abeba, capital etíope, em 2011.
O encontro de alto nível será antecedido pela realização da Terceira Cimeira de Parceria de Negócios Índia-África, a ter lugar de 20 a 21 de Outubro na capital indiana.
Este evento é organizado pela Câmara de Comércio e Indústria da Índia(CII) e pela Federação Indiana das Câmaras de Comércio e Indústria da Índia (FICC), em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio da Índia e contará com a participação dos Ministros da Indústria e Comércio dos países africanos, representantes dos sectores público e privado e empresários africanos e indianos.
A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) estará representada neste evento.



