
A localidade de Inhassune, no distrito de Panda, província de Inhambane, acolheu recentemente, a Feira Provincial de Agro-Pecuária. Pescadores, avicultores, vendedores de comida orgânica, entre outros, mostraram na feira as potencialidades da província, num claro gesto de que a fome é uma miragem naquela província.
Rafael João Jonasse, pescador há vinte anos, é presidente da AMOPI – Associação Moçambicana de Pescadores de Inhassoro.
“Tenho dois barcos e faço a pesca em Inhassoro. Todo peixe que tiro do mar comercializo no distrito de Inhassoro e para pessoas que vem de Maputo”, afirma Rafael João que vive basicamente da actividade pesqueira.
Encontrámo-lo na Feira Agro-Pecuária da província de Inhambane, organizada em Panda, a propósito da visita do presidente Filipe Nyusi àquela província.
Peixe enorme, apetecível de ver, Rafael tem quase o mercado garantido. “Pesco o vermelhão, garoupa, serra, atum bacalhau e outro tipo de peixe. O negócio é rentável e consigo sustentar a família. Meus filhos estudam e outros quase que já são doutores graças a esta actividade”.
Com 54 anos de idades, Rafael comunga a ideia da existência de piratas no mar. “É verdade que existem pescadores piratas. Mas no nosso caso em Inhassoro, nós pescamos a um raio que os piratas não chegam. Nós estamos praticamente há cem quilómetros da costa”.



