
Sessenta fiscais florestais, oriundos de diversos pontos do país, estão em formação, desde semana finda, sobre novas técnicas de combate à exploração ilegal de recursos florestais e faunísticos. A formação decorre na cidade de Chimoio, na província de Manica, e participam fiscais oriundos de todas as províncias do país.
Pretende-se com a iniciativa, levada a cabo pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, e promovida pela Agência Nacional para Controlo da Qualidade Ambiental, dotar técnicos florestais de novos conhecimentos que possam facilitar os trabalhos de fiscalização florestal.
Nos últimos tempos, a exploração desenfreada de recursos florestais ganhou contornos alarmantes principalmente nas regiões Centro e Norte de Moçambique, onde anualmente são abatidos milhares de árvores para extracção de madeira e outros fins, uma actividade que, por vezes, é desenvolvida em esquemas fraudulentos.
Elevadas quantidades de metros cúbicos de madeira de diversas espécies abastecem o mercado nacional e asiático.



