Capital da Zambézia “parou” para saudar o Chefe de Estado
O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou para que as comunidades observem medidas de higiene, de forma a evitar a eclosão de doenças, como são os casos da cólera e da malária.
O Chefe de Estado, que chegou à capital provincial da Zambézia na passada quinta-feira, recordou a população que, aquando da inauguração da maior unidade sanitária daquele ponto país, advertiu as comunidades para observarem a higiene individual e colectiva.
Perante uma significativa moldura humana, que acorreu ao Aeródromo de Quelimane para o saudar, Nyusi disse que as pessoas não devem parar de observar os cuidados de higiene.
De acordo com Nyusi, todos devem continuar a trabalhar para evitar o pior, uma vez que a saúde é um bem precioso que assegura a longevidade da vida de uma pessoa.
Na sua curta interacção com a população da capital zambeziana, Nyusi manifestou-se profundamente satisfeito pelo facto de até a esta altura não se ter registado nenhum caso de cólera naquele ponto do país, embora haja províncias que registam casos da chama “doença das mãos sujas”.
Nyusi afirmou que, durante o final da semana passada, procurou inteirar-se da situação, tendo, na circunstância, se apercebido que o fluxo de diarreia tende a aumentar.
Conforme disse o Presidente da República, normalmente, quando se verifica um aumento de casos de diarreias, o mesmo pode estar relacionado com a doença da cólera.
“Continuemos a observar a higiene individual e colectiva. Continuemos a ajudar o município a limpar a cidade, o distrito e toda a província onde nos encontramos. A limpeza nunca fez mal a ninguém”,frisou o mais alto magistrado da Nação.
No dizer de Nyusi, torna-se indispensável a organização de campanhas de limpeza ao nível dos locais de habitação e, como tal, existem experiências positivas no seio do nosso país.
Mesmo em relação à malária, Nyusi disse que o médico provincial mostrou inquietações sobre o estado da doença, tendo apelado as populações para usarem a rede mosquiteira.
“Este ano temos de controlar a situação. Usem a rede mosquiteira. Vamos continuar a distribuir a rede mosquiteira. Protejam as vossas casas”, destacou o estadista.
Segundo o Chefe de Estado, a prevenção não pode ser vista como sendo uma obrigação, mas sim uma necessidade por parte de todo o cidadão moçambicano.
“Reiteramos a necessidade de observância da higiene, porque até agora não tivemos o pior como nos outros anos. Vamos limpar, vamos lavar as mãos”, afirmou.
Benjamim Wilson



