Início » MINERAÇÃO ARTESANAL: Garimpo é assunto sério e está a lesar o Estado

MINERAÇÃO ARTESANAL: Garimpo é assunto sério e está a lesar o Estado

Por admin
70 visitas
A+A-
Reset

–assume ministra dos Recursos Minerais e Energia

Em declarações ao domingo, Letícia Klemens, ministra dos Recursos Minerais e Energia, assume que o garimpo é um assunto sério, sendo já uma preocupação sólida do Governo. Garantiu que o Estado vai urgentemente exercer o controlo sobre a actividade de operadores artesanais de pequena escala, agrupando-os em cooperativas.

A governante reagia, desta forma, a uma entrevista publicada pelo domingo na sua edição passada que denunciava a pilhagem de ouro na província de Manica por garimpeiros, estrangeiros na sua maioria.

Letícia Klemens disse que visitou a província de Manica em diversas ocasiões, tendo constatado que, efectivamente, há muita desorganização no licenciamento mineiro.

“Fui verificando nas visitas que o garimpo é sério e em algum momento envolve estrangeiros”, disse, ressalvando que curiosamente as licenças somente são atribuídas a moçambicanos, mas a maior parte deles não justifica a comercialização que tem vindo a fazer.

“Levantam as licenças e alugam-nas a estrangeiros. E os estrangeiros é que fazem este uso, daí nós como Governo temos tido dificuldades de fazer o controlo deste recurso”,admitiu.

Sublinhou que o Governo está preocupado, porque os estrangeiros declaram nada a respeito da sua actividade, limitando-se a pilhar os recursos para fora do país. “Temos de reflectir”, afirmou.

Referiu que outro desafio se associa à organização dos operadores artesanais que são moçambicanos. “São nossos irmãos. Em algum momento nós atribuímos licenças simples, direitos. A melhor forma que estamos a encontrar é formá-los e agrupá-los em cooperativas e não em associações como sucede actualmente”, apontou.

Esclareceu que o modelo das associações está esgotado, porque provou que não dá lucros. “Vamos optar pelas cooperativas, associando-as às grandes empresas”, defendeu.

A governante sublinhou que o Governo já estudou suficientemente este modelo e prometeu que nos próximos seis meses vai verificar se é mais adequado ou não. 

Texto de Bento Venâncio

bento.venancio@snoticicas.co.mz

 

Artigos relacionados

Focus Mode