–assume ministra dos Recursos Minerais e Energia
Em declarações ao domingo, Letícia Klemens, ministra dos Recursos Minerais e Energia, assume que o garimpo é um assunto sério, sendo já uma preocupação sólida do Governo. Garantiu que o Estado vai urgentemente exercer o controlo sobre a actividade de operadores artesanais de pequena escala, agrupando-os em cooperativas.
A governante reagia, desta forma, a uma entrevista publicada pelo domingo na sua edição passada que denunciava a pilhagem de ouro na província de Manica por garimpeiros, estrangeiros na sua maioria.
Letícia Klemens disse que visitou a província de Manica em diversas ocasiões, tendo constatado que, efectivamente, há muita desorganização no licenciamento mineiro.
“Fui verificando nas visitas que o garimpo é sério e em algum momento envolve estrangeiros”, disse, ressalvando que curiosamente as licenças somente são atribuídas a moçambicanos, mas a maior parte deles não justifica a comercialização que tem vindo a fazer.
“Levantam as licenças e alugam-nas a estrangeiros. E os estrangeiros é que fazem este uso, daí nós como Governo temos tido dificuldades de fazer o controlo deste recurso”,admitiu.
Sublinhou que o Governo está preocupado, porque os estrangeiros declaram nada a respeito da sua actividade, limitando-se a pilhar os recursos para fora do país. “Temos de reflectir”, afirmou.
Referiu que outro desafio se associa à organização dos operadores artesanais que são moçambicanos. “São nossos irmãos. Em algum momento nós atribuímos licenças simples, direitos. A melhor forma que estamos a encontrar é formá-los e agrupá-los em cooperativas e não em associações como sucede actualmente”, apontou.
Esclareceu que o modelo das associações está esgotado, porque provou que não dá lucros. “Vamos optar pelas cooperativas, associando-as às grandes empresas”, defendeu.
A governante sublinhou que o Governo já estudou suficientemente este modelo e prometeu que nos próximos seis meses vai verificar se é mais adequado ou não.
bento.venancio@snoticicas.co.mz



