Os índices de pobreza, na cidade da Maxixe, província de Inhambane, reduziram para cerca de 40 por cento nos últimos dois anos, mas o cenário continua preocupante, revelou Simão Rafael, presidente do conselho municipal da urbe.
Falando nas celebrações do quadragésimo quinto aniversário da elevação da cidade para o nível D, efeméride assinalada ontem, o autarca disse que a redução da pobreza éjustificada pela construção massiva de habitações convencionais pelos munícipes e a expansão das redes de distribuição da energia eléctrica e de água potável.
Para a redução da pobreza contribuíram também a facilitação do investimento bem como a redução do tempo de espera de despachos de trinta para sete dias e um para a obtenção da licença de construção de habitação.
Simão Rafael reconheceu, no entanto, que continua o desafio de prover serviços básicos para milhares de pessoas que ainda continuam a percorrer mais de dois quilómetros à busca de água potável, provisão de electricidade e reparação das vias de acesso para facilitar a circulação de pessoas e bens.
O autarca da segunda maior cidade da província de Inhambane, também considerada capital económica, afirmou que a aprovação pelo Governo Provincial da elevação do nível da cidade de D para C e a passagem da gestão dos serviços de saúde, educação e actividade industrial, éo reconhecimento do envolvimento de todos os munícipes no melhoramento das condições de vida.
Texto de Vitorino Xavier



