Início » Um show memorável no ocaso de 2015

Um show memorável no ocaso de 2015

Por admin
136 visitas
A+A-
Reset

O último grande concerto do ano teve como cabeça de cartaz o guitarrista Earl Klugh. Cremildo  de Caifaz representou e em grande estilo a nossa bandeira. Lotado, o espectáculo, uma vez mais, provou que o projecto Moments of Jazz tem de continuar- Aliás, em Junho de 2016 trará a Maputo o grande George Benson, uma verdadeira lenda viva do jazz.

Earl Klugh é um guitarrista e compositor norte-americano de smooth jazz e fusion jazz com mais de 3 décadas de carreira musical. Trata-se dum artista conceituado na arena da música jazz internacional tendo já gravado na sua rica e extensa carreira mais de 30 álbuns e colaborado com artistas de renome internacional a destacar o grande George Benson.

Com vários prémios de prestígio arrebatados e com 12 nomeações para os Grammy no seu Curriculum, Earl Klugh é um participante assíduo dos grandes festivais de Jazz a nível mundial.

Na sua passagem por Maputo, Earl Klugh fez-se acompanhar por um naipe de grande instrumentistas, nomeadamente Ron Otis (baterista), David Lee (tecladista), Al Turner(baixista) e Thomas Braxton (saxofonista). O interessante é que cada um destes membros da banda de Klugh tem a sua própria carreira a solo e com vários discos registados.

O seu virtuosismo, aliás, ficou bem patente durante o espectáculo que protagonizaram acompanhando o guitarrista Earl klugh a quem apelidam de “lenda viva do somooth jazz”. Qualquer um deles, por sua vez, não deixou os créditos em mãos alheias: David Lee, com o seu  jeito meio brincalhão divertiu animou a plateia com as suas tiradas acompanhadas pelo seu domínio do teclado. Ele é uma espécie de reserva moral da banda e acompanha Klugh há 23 anos.

Lee dise que tocar em Maputo é sempre um prazer. Em 2013 também foi divertido, disse.

Compositor e intérprete, Lee tem na sua vasta carreira diversos discos incluindo trilhas sonoras para cinema: “Klugh é uma lenda e eu tenho a sorte de tocar com ele. É fantástico. Homem bom, deviam vê-lo a tocar piano”, disse Lee.

Tom Braxton, quer com o saxofone, quer com o clarinete, emprestou cores às músicas de Klugh enquanto Ron Otis “desferia” golpes certeiros na bateria. Al Turner, um bocado mais discreto sem contudo deixar de marcar presença, também fez das suas. Enfim, um quarteto de excelentes executantes.

Depois do espectáculo na tenda da Fortaleza, aceitaram partilharam algumas ideias com a Reportagem do semanário domingo. A nota dominante é que a vinda a Maputo tinha sido uma experiência fantástica.

Tom Braxton, o mais novo integrante da banda, disse-se honrado por poder partilhar o palco com Earl klugh que, na sua óptica, não só é um grande artista como também uma boa pessoa.

“Tocar com Klugh tem sido algo fabuloso. Ele faz parte de uma galeria dos melhores artistas do mundo. É um professor. Tenho estado a aprender muitas coisas com ele”, disse Braxton.

Autor de vários discos, incluindo The Next Chapter, Bounce, Imagine This, Braxton já dividiu o palco com grandes artistas, incluindo Dave Koz, George Duke, Brian Culbertson, Marcus Miller, Warren Hill, Bob James, Luther Vandross, Kirk Whalum, Norman Brown, Jonathan Butler, entre outros.

Maputo é uma cidade maravilhosa. O público foi fantástico durante o espectáculo. Será uma honra para mim voltar a tocar aqui”, disse.

Por sua vez, Al Turner, que tem o CD Simply Amazing, disse que “posso dizer que sou um tipo de sorte; tocar com Klugh é realmente uma honra. O espectáculo foi bom e o retrno que fomos tendo do público dá-nos tranquilidade. Foi mesmo fantástico”.

Pode-se ouvir as linhas de baixo de Al Turner em gravações com Aretha Franklin, Oleta Adams, Anita Baker, Nancy Wilson, Randy Crawford, Gladys Knight, Bob James, Earl Klugh, Ron Isley e Patti LaBelle para citar alguns.Além disso, Al escreveu e produziu canções para artistas Earl Klugh, Bob James, Kem, Tim Bowman, Edgar Wallace, Jr., Guy Ensley & Ron Otis. Sempre em demanda, Al já percorreu o mundo com Earl Klugh, Kem, Bob James, Cheryl Lynn.

Ron Otisé um dos “sidemen” mais consagrados do jazz norte-americana contemporâneo.O baterista, sediado em Detroit é conhecido por sua versatilidade, improvisação e timing impecável – incorporando ritmos sincopados e funky acentuação. Com uma vasta lista de colaborações, com o guitarrista Earl Klugh e o pianista Bob James, entre outros nomes, Otis normalmente toca ao lado do baixista Al Turner.  

Ron é o epítome do bom quando se trata de bateristas, e não hesita em dizer que  "Bob e Earl são lendas que eu cresci ouvindo e é para mim um privilegio hoje poder tocar com eles”.

Sobre o espectáculo disse que divertiu-se bastante e que sentia que tinha feito um bom trabalho. “Gostei do guitarrista Caifaz. Na música que tocamos juntos, ele mostrou todo o seu virtuosismo. Um grande músico”, disse Ron.

Belmiro Adamugy
belmiroa.damugy@snoticias.co.mz

Artigos relacionados

Focus Mode