
2015 foi o ano em que um grande número de artistas se envolveu em actividades sociais. Artistas ligados a várias modalidades deram muito de si para responder aos vários desafios no país.
Isabel Novella compôs uma canção através da qual apela para a não discriminação das pessoas portadores do albinismo. O mesmo envolvimento teve Stewart Sukuma que desenhou uma campanha de sensibilização intitulada “Ser diferente é normal”. Um grupo de artistas liderados por Ali Faque e em co-produção com a Televisão de Moçambique, organizou um espectáculo musical no espaço Big Brother para sensibilizar a sociedade para a não discriminação.
Moreira Chonguiça solidarizou-se com os doentes de cancro internados no Hospital Central de Maputo. Visitou-os e ofertou produtos não perecíveis.
Roberto Chitsondzo foi padrinho das diversas acções culturais a favor da cimeira sobre o Clima que juntou em Paris-França, figuras provenientes de vários quadrantes do mundo, para discutirem o futuro das nações.
Roberto Isaías encabeçou um grupo de artistas que em co-produção com a Televisão de Moçambique compuseram uma canção a favor das vítimas das cheias.
Ao longo do ano, vários artistas visitaram penitenciárias para efeitos de re-socialização e convívio com os prisioneiros. Outro grupo de artistas gravou uma canção apelando para a manutenção da Paz no país.
O GTO – Grupo de Teatro do Oprimido fez formações em quase todas as províncias a vários grupos teatrais que por sua vez replicam os conhecimentos, sensibilizando suas comunidades sobre diversos temas.



