A galeria Nkulungwana vai inaugurar no próximo dia 30 de Março a exposição denominada Colecção Crescente.
Esta iniciativa, levada a cabo pela Associação Kulungwana, vai já na sua sétima edição, com uma presença constante e entusiástica de mais de uma centena de artistas moçambicanos ou residentes em Moçambique. Artistas consagrados, jovens artistas em início de carreira, estudantes de arte e amadores ombreiam numa mostra que já conquistou o interesse de todos os criadores. Este ano, como nas edições anteriores, há novas presenças, sendo a maioria constituída por estudantes das instituições dos ensinos médio e superior existentes na cidade.
Este entusiasmo estende-se igualmente ao público amante das artes, estudantes das diversas instituições universitárias e coleccionadores e outros interessados pela arte moçambicana.
Este ano, por motivos óbvios, que se prendem com a realidade política em que o país vive, a exposição está subordinada ao tema A PAZ. Para um país jovem, que conquistou a sua independência após uma guerra de dez anos contra a presença estrangeira, a que se seguiria a grande gesta para a libertação da África Austral, com uma participação activa para a independência do Zimbabwe e para pôr fim ao sistema racial sul-africano, o país conheceu ainda uma violenta guerra civil, que só viria a terminar no início da década de 1990. Moçambique vive actualmente na esperança duma paz definitiva e para a qual os esforços de todos os moçambicanos serão necessários.
Por isso, não deixa de ser pertinente que a paz seja o tema sobre o qual os artistas elaboraram as suas obras, obrigando-nos a reflectir sobre a mesma e sobre o que ela significa para a vida do país e dos seus cidadãos.
A Embaixada da Noruega associou-se a esta iniciativa desde a sua primeira edição e continua a ser parte activa deste projecto, procurando que a mesma tenha impacto a longo prazo na arte moçambicana e do continente, em geral.



