Início » DO CIVISMO, DA ÉTICA E DA URBANIDADE

DO CIVISMO, DA ÉTICA E DA URBANIDADE

Por admin
78 visitas
A+A-
Reset

“Amai, pois, os vossos inimigos, e fazei bem (…), porque Ele é benigno, até, para com os ingratos e maus” Lucas 6:35

Determinam as boas maneiras e os bons princípios adquiridos nas nossas palhotas, nos nossos “Maganzelo” e ou “Thempeles”, nos nossos berços, (nas nossas mesquitas, nas nossas igrejas ou nos nossos templos e ou sinagogas), aquilo que se designa por Civismo, Ética e Urbanidade, que, no nosso relacionamento como pessoas, tratemo-nos de uma forma educada, com civismo e polidez, o que se traduz por comunicarmo-nos com cortesia. Ou seja, uma pessoa desconhecida, sendo do sexo masculino deve ser tratada por SENHOR, não olhando para sua estrutura física, condição social ou cor da pele. Concomitantemente, à oponente desta, ou seja sendo uma pessoa desconhecida do sexo feminino, deve ser tratada porSENHORA. Assim sucessivamente: Menino/Menina; Rapaz/Rapariga, Jovem e Criança para ambos os sexos. Nas organizações sociais, observa-se o respeito pelo tratamento estabelecido nas mesmas, designadamente: para o mais alto Magistrado da Nação, (ele é Presidente de todos nós), bem assim aos seus representantes, o tratamento a ser-lhes dispensado em todos os momentos é o de “Sua Excelência”: o Presidente, o Governador, o Administrador, o Chefe do Posto Administrativo, os Ministros e Vices-Ministros. De igual modo, os Deputados da Assembleia da República, ganham o mesmo tratamento: de Suas Excelências, não importa a proveniência partidária, pois alí todos eles gozam dos mesmos direitos e deveres, como usava dizer a minha saudosa avó: “à noite, todos os gatos são pardos!”. Esta regra, estende-se para as autoridades Judiciárias, os Desembargadores, Promotores e Curadores são também “Suas Excelências”. Já os Juízes são Meritíssimos e ou Venerandos. Por escassez de espaço, deixo de fora o tratamento às Autoridades Militares e Eclesiásticas bem assim às Partidárias, salientando apenas no meu partido que, independentemente do estatuto de cada um, nós simplificamos o tratamento: Somos todos CAMARADAS: Presidente, Primeiro Secretário, Secretário, João, Maria. Ocorreu-me escrever sobre isto, devido ao comportamento de certos “Gangster redimidos pelo Povo”, e promovidos a Suas Excelências Deputados ouquejandos,que de forma reiterada e marcadamente selvática, tratam os dirigentes deste Pais por: “o Chissano”, “o Guebuza”, “o Nyusi” e, pelo contrário tratam o chefe dos assassino sem escrúpulos por “Sua Excelência”! Que ridículo! Que estranha insensatez! Que ingratidão! Um desses coitados apareceu-nos no Programa da TV-MIRAMAR, feito comentador e, com cinismo estampado na cara disse: “Quando Sua Excelência Presidente Dlakama chegou à cidade da Beira vindo das matas onde estava a descansar, o Nyusi mandou invadir a sua Casa”. Olhando bem para o semblante cansado daquele apátrida, apeteceu-me puxar-lhe as orelhas e dizer-lhe: “Desgraçado, afinal o Senhor Dlakama estava a descansar nas matas de Gorongoza? Que forma criminosa de descansar vigiado por assassinos, hã!?” Aquela frase não terá sido proferido inadvertidamente por aquele desgraçado!?Pensando bem, lembrei-me que neste País ser da oposição significa justamente ser malcriado e incongruente. Mesmo possuindo o grau de “Doutor”, o comportamento e a linguagem são os mesmos.

Que poção dão a beber àquelas pobres criaturas!? Missão ingrata têm eles hã!? 
Kandiyane Wa Matuva Kandiya

nyangatane@gmail.com

Artigos relacionados

Focus Mode