A Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua,deixou claro, por ocasião do Dia Internacional de Luta Contra à Corrupção, que o atendimento público em diferentes instituições do Estado nunca deve ser cobrado, porque a legislação moçambicana estabelece que é a custo zero.
Falando aos funcionários do Estado dos novos distritos da província de Gaza, nomeadamente Mapai e Limpopo, a governante convidou os empregados públicos a reflectirem sobre o Dia Internacional de Combate Contra à Corrupção, que ontem se assinalou.
Mas o périplo da governante pela província tinha como propósito avaliar o nível de implantação das unidades territoriais que no ano passado passaram a ostentar títulos de distritos. Começando por Mapai, Carmelita Namashuluaseguiu depois para Limpopo, terminando na cidade de Xai-Xai, com o mesmo foco: a interacção com os funcionários e agentes do Estado, ao mesmo tempo que deixava a sua mensagem de forma didáctica para que o lema da instituição (“Servir Cada Vez Melhor o Cidadão”) esteja sempre presente no quotidiano de cada funcionário ou servidor público.
No fim de três dias de trabalho, com encontros de carácter extraordinário alargados a conselhos consultivos e outros quadros ao nível dos locais escalados, a governante deixou Gaza com a consciência de balanço positivo, em razão de ter notado um grande engajamento dos funcionários e agentes do Estado.
O nosso foco eram os novos distritos e notámos que há entusiasmo. Os funcionários estão muito entusiasmados e procuram soluções locais para a resolução dos problemas locais. Há muita criatividade e muita inovação, congratula-se Carmelita Namashulua, mesmo reconhecendo a existência de constrangimentos cujas soluções, de carácter urgente, cabem exclusivamente ao Governo.



