Arranca amanhã, segunda-feira, 20 de Março, no Instituto Camões – Centro Cultural Português em Maputo, o primeiro Seminário de Jornalismo Cultural. O evento é resultado de uma série de oficinas sobre a matéria, realizadas nas cidades da Beira e Nampula no início do mês em curso.
O encontro que vai decorrer sob o lema: “Arte, Património e Tecnologias de Informação e Comunicação", vai reunir académicos, jornalistas, escritores e artistas para um debate sobre a realidade cultural e seus possíveis caminhos. Tem como objectivo suscitar reflexões em torno da produção cultural contemporânea e do exercício do jornalismo cultural.
O Seminário de Jornalismo Cultural juntará actores culturais de Moçambique que abordarão temas ligados às relações das linguagens artísticas com o jornalismo, além de questões como a assessoria de imprensa para cultura, jornalismo e crítica de arte, plataformas digitais, corpo feminino nos Medias, entre outros.
A finalidade da formação é estimular mudanças positivas em vários domínios da sociedade, tendo a arte como um mecanismo de diálogo construtivo e de intervenção. Pretende igualmente promover a troca de ideias entre diferentes actores culturais, sobretudo os jornalistas, discutindo de forma aprofundada o espaço das artes na comunicação social em Moçambique.
Os temas a serem abordados são: Cultura e Plataformas Digitais ( pelos oradores Ivan Laranjeira, Tavares Cebola, Euridice Kala ) e Ouri Pota Chapata como moderador; Assessoria de Imprensa para Cultura: Caminhos e Gestão dos Mída(Frederico Jamisse, Matilde Muocha, Stewart Sukuma ) e Eduardo Quive como moderador; Corpo Feminino nos Mídia: Instrumentalização ou Liberdade O Jornalismo (Ratmir Cuna, Maira Domingo, Anabela Adrianopoulos) e Benilde Matsinhe como moderadora; Cultural Vs Critica de Arte (Dionísio Bahule, Circle Langa, Rui Laranjeira) e Manuel de Jesus como moderador.
A anteceder as palestras, dois jovens jornalistas, Leonel Matusse Jr. e Lourena Drumond, orientaram uma oficina sobre a divulgação de conteúdos culturais em plataformas digitais. A oficina teve lugar na Escola Superior de Jornalismo.
O evento de reflexão é organizado e realizado pela SóArte Media e Associação IVERCA, com o financiamento da Cooperação Suíça e União Europeia. São parceiros do projecto o Camões – Centro Cultural Português, IREX – Nampula e a 2M.



