Início » CAFÉ DEBATE: Ministro Silva Dunduro fala sobre Lei do Mecenato

CAFÉ DEBATE: Ministro Silva Dunduro fala sobre Lei do Mecenato

Por admin
86 visitas
A+A-
Reset

Silva Dunduro, ministro da Cultura e Turismo, é a figura-de-cartaz da 19.ª edição do Café-Debate, por sinal, a primeira sessão para este ano, a ter lugar no dia 25 do corrente mês no habitual espaço Mady’s Events a partir das 14.00 horas.

O ministro vai intervir no debate sob o tema “Me­cenas: Uma Liturgia falhada ou não?”, cuja moderação está a cargo de Belmiro Adamugy, jornalista do semanário domingo.

Depois de um ano de existência e de ter protagonizado 18 edições, di­ga-se de passagem, bem-sucedidas que contaram com a participação de renomadas figuras, entre elas académicos, artistas, escritores e público no geral, desta vez o minis­tro da Cultura e Turismo junta-se a este espaço de reflexão, de busca do diferente e da transcendência in­telectual e humana, que é apelidado por Café-Debate, para abordar um tema bastante sensível e pertinente quando se trata de incentivos e sus­tentabilidade das Artes e Cultura, o Mecenas.

A comissão científica do Café­-Debate ao propor este tema a Silva Dunduro pretende não só promover um encontro entre o Ministério da Cultura e Turismo com os artis­tas, académicos e público no geral, mas também colher a sensibilidade deste grande artista plástico, outra faceta do nosso convidado, sobre este tema, que dele depende o de­senvolvimento das nossas artes. Conscientes de que apesar de a lei do mecenato fazer parte da nossa le­gislação desde 1994, muitos artistas e empresários a desconhecem e tão pouco sabem como fazer uso deste instrumento a seu favor. Espera-se que seja uma oportunidade para a divulgação deste mecanismo jurí­dico e esclarecimento de eventuais dúvidas a cerca das formas de fun­cionamento desta lei.

Para além do debate, como sem­pre haverá um espaço para deliciar a alma com música e recital de poesia que estará a cargo de Ras Soto, mú­sico convidado, e Guilherme Roda.

Desde a sua criação, o Café­-Debate destaca-se pelo seu com­promisso com a intervenção social através da reflexão, pois acredita no poder do pensamento e a sua perti­nência no combate ao consumismo exacerbado. Este agrupamento, que se quer num futuro breve um mo­vimento de pensamento estético e social, é composto por jovens enga­jados em contribuir para a transfor­mação social, promoção e valoriza­ção das artes no nosso país.

Ao longo das 18 sessões ante­riores, passaram por aquele local figuras como Hortêncio Langa, Chico António, Lucrécia Paco, António Pris­ta, Maria Atália, Roberto Chitsondzo, Arão Litsure, Paulina Chiziane, Dadi­vo José, João Cabral, Severino Ngue­nha, Filimone Meigos, Ungulane Baka khossa, entre muitas outras.

Artigos relacionados

Focus Mode