Um líder comunitário do primeiro escalão suicidou-se, semana finda, na localidade de Malamba, distrito de Massinga, província de Inhambane, atando uma corda ao seu pescoço.
De acordo com declarações da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Massinga, Jonas Feliciano, há suspeitas de que o malogrado tenha posto fim à sua vida movido pela doença que o acometia há mais de três anos, uma hipótese considerada depois da conserva dos seus familiares com as autoridades.
Aliás, segundo Jonas Feliciano, os próprios familiares afirmaram que o malogrado já vinha falando de pôr termo a sua vida, como forma de se livrar do sofrimento resultante da doença que não passava, não obstante a administração de medicamentos diversos receitados tanto pela medicina convencional, como pela tradicional.
Ainda de acordo com as autoridades policiais, este é o segundo caso que ocorre na mesma localidade em menos de seis meses. O primeiro foi registado em Novembro do ano passado, quando um menor de catorze anos enforcou-se, usando uma corda de tambeira.
Informações avançadas, indicam que o adolescente tomou essa decisão depois de ser acusado de furar uma bola de futebol na escola, ao que se seguiu uma convocatória para que o seu pai se fizesse presente para uma conversa com o professor de Educação Fisica, de forma a responsabiliza-lo pelo sucedido.
Ao que tudo indica, por temer castigos corporais por parte do seu progenitor, o menor decidiu matar-se.
Texto de Aminosse Moises



