Início » Idosos denunciam cobranças nos transportes públicos

Idosos denunciam cobranças nos transportes públicos

Por admin
105 visitas
A+A-
Reset

Durante as celebrações do 1 de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, este ano comemorado no país sob o lema “Por uma sociedade sem violência contra o idoso”, esta camada social apontou o dedo acusador à Empresa Municipal de Transportes Públicos de Maputo (EMTPM). Motivo? A violação de um dos seus direitos: “Exigem-nos o pagamento da passagem nos transportes públicos”.

domingo conversou com Clara Watche, uma se­xagenária, residente no bairro Hulene, na cidade de Maputo. A idosa con­tou que, vezes sem conta, tem necessidade de sair do seu bairro com destino à baixa da cidade, com o objectivo de adquirir pro­dutos alimentícios.

Essas deslocações, conforme disse, têm sido um tormento, pesam no seu bolso, uma vez que fica impossibilitada de fazer uso do transporte público que seria gratuito, observando a lei 3/2014, no seu artigo 3, que in­dica que a pessoa idosa goza de gratuidade, desde que apresente um documento oficial pessoal que faça prova da sua idade.

Ou seja, a partir dos 60 anos, os cidadãos ficam isentos das tarifas de transporte, bastando­-lhes apresentar, por exemplo, Bilhete de Identidade ou Cartão de Eleitor.

Sem nenhuma informação sobre os procedimentos neces­sários para gozar do privilégio, e agastada com as cobranças, Clara Watche questiona o motivo para tanta arbitrariedade, “uma vez que já não temos idade la­boral, o que os leva a pensar que temos dinheiro para pagar o transporte?”

A mesma preocupação foi apresentada à nossa equipa de reportagem por Carlos Cossa, de 67 anos de idade, também resi­dente do bairro de Hulene. O ido­so disse ao domingo que ao usar o transporte público é obrigado a exibir um cartão emitido pela EMTPM, que atesta a sua idade.

“Exigem-nos o passe; obrigam-nos a ir até à em­presa tratar o documento, só assim poderemos usar os ma­chibombos sem pagar. Acham isso correcto? Não basta a apresentação da identificação pessoal?”, questionou, preocu­pado.

É violência pública

– Belmira Uamusse, vice-presidente
do fórum de terceira idade

A vice-presidente do fórum de terceira idade, organiza­ção que gere as associações dos idosos ao nível nacional, disse que as exigências aos idosos nos transportes públi­cos constituem uma violação dos seus direitos, por tal, garantiu que a sua agremiação vem fazendo de tudo para ver observado o respeito por aquela camada social.

Trata-se de uma situação constrangedora”, disse Uamusse, que, entretanto, reconheceu que “o fórum está longe de garantir a observância da lei e facultar a circulação gratuita dos idosos nos transportes pú­blicos. Contudo, temos equipas responsáveis no ter­reno a trabalhar nessa questão”.

Basta um documento

que comprova idade

– Lourenço Albino, da EMTPM

Um dos mecanismos de controlo dos cidadãos que gozam de gratuitidade nos transportes pú­blicos, que a EMTPM encontrou, foi a introdução do passe, mas isso não significa que a sua falta implique o pagamento do transporte por pessoas a partir dos sessenta anos.

Quem assim o diz é Lourenço Albino, admi­nistrador da EMTPM, ao reagir às reclamações apresentadas pelos idosos, segundo as quais são obrigados a pagar as tarifas de transporte públi­co em situações em que não portam o documento emitido por aquela instituição.

Albino deixou claro que a lei de acesso aos transportes existe e protege os idosos, “ao mes­mo tempo que o regulamento da nossa ins­tituição reconhece esse privilégio. Até por­que somos uma empresa pública de acções sociais e o idoso está incluído nesse pacote. E veja-se ainda que o regulamento da empre­sa prevê que cada transporte público tenha disponíveis cinco assentos para os idosos”, esclareceu.

 

Pretilério Matsinhe

Artigos relacionados

Focus Mode