Início » Universidade Lúrio forma primeiros mestres

Universidade Lúrio forma primeiros mestres

Por admin
86 visitas
A+A-
Reset

Vinte e um mestres foram ontem graduados pela Universidade Lúrio em Nampula, os primeiros na história daquela instituição pública de ensino superior. Todos eles são da área da Saúde, precisamente nas áreas de educação em Ciências de Saúde, Medicina Tropical e Saúde Internacional.

Na mesma ocasião, 177 técnicos superiores obtiveram o grau de licenciatura, 28 na Enfermagem, 30 na Farmácia, 32 na medicina, 25 na Medicina Dentaria, 39 em Nutrição, 8 em Optometria e 16 em Arquitectura e Planeamento Físico.

Dirigindo-se aos graduados, Victor Borges, governador da província de Nampula, lançou vigoroso apelo no sentido de apostarem na busca de soluções para a insegurança alimentar.

Sublinhou que Nampula regista particularmente casos expressivos de desnutrição crónica, sublinhando que as universidades devem ter uma palavra a dizer em torno do drama que esta a fustigar grande parte da população.

Francisco Noa, reitor da Universidade Lúrio, disse que apesar de todas as limitações e constrangimentos, da instituição, continua seriamente empenhada na formação de quadros de comprovada competência técnica e científica.

Ressalvou que todos aqueles que receberam formação  antes tiveram aceitação num  mercado de emprego cada vez mais exigente.

Noa frisou, na ocasião, que a universidade que dirige vive um contexto socioeconómico extremamente crítico, não só a nível interno, mas também a nível global. Todavia expressou determinação de trabalhar, junto de parceiros e colaboradores, na sua sustentabilidade daquela  instituição pública de ensino superior, elevando seus padrões de qualidade e apostando, de forma acentuada, na sua internacionalização e diversificação da oferta de mais cursos de licenciatura e mestrado.

O reitor da Universidade Lúrio anunciou a abertura , na Ilha de Moçambique, de uma Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, bem como de uma Business School  para ministrar aulas nas áreas de Ciências  Económicas na capital provincial, Nampula.

Por outro lado, a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico vai introduzir, a partir de 2017, uma nova licenciatura em Urbanismo e Desenvolvimento do Território e um mestrado em Desenvolvimento Territorial e Gestão Urbana.

A Faculdade de Ciências de Saúde vai igualmente oferecer uma licenciatura em Administração e Gestão em Saúde.

A Faculdade de Ciências Agrárias em Sanga, Niassa, vai arrancar a licenciatura em Engenharia Zootécnica e um mestrado em Desenvolvimentoo Rural.

Para além do mestrado em Ecologia, a decorrer na Faculdade de Ciências Naturais em Pemba, um novo mestrado será introduzido em Gestão das Organizações e Responsabilidade Corporativa a partir do próximo ano. Segundo o reitor Francisco Noa , todas estas iniciativas estão inscritas no Plano Estratégico para o período 2016 2020.

Bento Venâncio
bento.venancio@snoticicas.co.mz

Artigos relacionados

Focus Mode