O Verão chegou e a temperatura já começou a subir. Sábado, domingo, segunda e quarta-feira passadas foram disso exemplo. Com o verão, aumenta a temperatura do corpo e é nesse momento que o organismo elimina o suor, com o objectivo de manter a temperatura adequada do corpo.
Muitas pessoas dizem que não bebem água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água.
A água é o único líquido que além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). podemos hidratar o organismo com sumos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia.
A hidratação de idosos e crianças deve ser reforçada nesta época. Isso porque a criança tende a não pedir água e os idosos podem não notar que estão desidratados. Dois litros de água por dia podem ser suficientes, mas não é a regra.
O mais importante é beber água de forma fraccionada ao longo do dia, para ir se hidratando. Quando se sente sede, já é sinal de que o corpo está um pouco desidratado.
A água de coco (lanho) vendido ao longo da praia da Costa do Sol e não só é maravilhosa para hidratar e repor sais minerais. Mas cuidado! Quem tem Hipertensão Arterial deve tomar atenção com a quantidade ingerida. Ela é rica em sais e em excesso, junto com o calor da praia, pode aumentar a pressão arterial.



