Início » Qual é o papel da sociedade em relação à pessoa idosa?

Qual é o papel da sociedade em relação à pessoa idosa?

Por admin
171 visitas
A+A-
Reset

Assinala-se hoje, domingo, o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída, em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Como forma de assinalar a efeméride, subordinada ao lema “valorizemos a pessoa idosa, sua sabedoria e participação na sociedade”, o domingo saiu à rua para auscultar a opinião de cidadãos sobre o tratamento que a sociedade reserva para as pessoas da terceira idade.

Para Francisco Júnior, de 36 anos de idade, técnico informático e residente no bairro 25 de Junho, em Maputo, neste momento a pessoa idosa na sua família é a própria mãe, em relação a qual tem observado os indispensáveis cuidados.

Segundo referiu, mensalmente, envia dinheiro para que ela possa suprir as “necessidades básicas” da vida, sem deixar de observar outro tipo de atenção especial.

“Uma pessoa idosa merece todo o aconchego. Além dos próprios parentes que têm a obrigação primária de cuidar dos seus familiares, as associações de carácter social deviam ser mais pró-activas em matérias ligadas ao bem-estar da pessoa idosa”, afirmou.

Enquanto isso, Boaventura Nhabete, 21 anos de idade, estudante e residente no bairro de Infulene, defendeu que a ausência de actividades em prol dos idosos faz com que os jovens acabem se esquecendo da existência das pessoas da terceira idade.

“Tinha de haver manifestações para se poder dar valor aos idosos. Nós devíamos criar condições para apoiar melhor as pessoas idosas, doando o pouco que temos”, referiu.

Por seu turno, Elizabete Nguenha, 24 anos, estudante e residente em Campuane, na Matola, disse que tem dispensado cuidados especiais à sua avó e, sempre que a visita, ajuda nos trabalhos de casa.

“Eu acho que a nossa sociedade trata mal os idosos. Algumas pessoas deixam os seus parentes mais velhos de qualquer maneira”, afirmou.

Para Rosa Mabote, 33 anos, vendedora e residente no bairro de Khongolote, constitui dever de todos tratar da melhor maneira os idosos, uma vez que são eles que geraram a vida dos mais novos.

“Temos de cuidar dos mais velhos como se faz em relação a uma criança. Não podemos abandoná-los, uma vez que também cuidaram de nós nalgum momento”, disse.

Tal como referiu, os filhos e os netos têm a obrigação de cuidar dos seus parentes mais velhos, de forma a impedir que sejam pedintes na rua, como se não tivessem família.

 

 

Artigos relacionados

Focus Mode