Início » INEFP forma cozinheiros do Hospital Provincial de Chimoio

INEFP forma cozinheiros do Hospital Provincial de Chimoio

Por admin
126 visitas
A+A-
Reset

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFP), Delegação provincial de Manica, graduou, recentemente, 113 técnicos de saúde do Hospital Provincial de Manica, na Cidade de Chimoio, maioritariamente mulheres, que situaram-se em 106 beneficiários, nas especialidades de cozinha e arrumos e restaurante bar.

Tratou-se de uma acção formativa implementada pelas Direcções Provinciais do Trabalho, Emprego e Segurança Social, através do INEFP, e da Saúde, através do Hospital Provincial, cujo curso visou a formação de copeiros, cozinheiros e técnicos de saúde, com o objectivo de melhorar a dieta alimentar dos doentes e técnicos de saúde, tendo durado um período de três meses. Como primeira acção dos graduados, o almoço e o lanche dos doentes foram confeccionados pelos próprios formandos, durante a festa do Natal dos Doentes, organizada pelo Hospital Provincial, tendo na ocasião recebido os respectivos certificados de final de curso.

A cerimónia contou, para além dos finalistas graduados e seus familiares, com dirigentes do Governo provincial, distrital e da edilidade de Chimoio.

Enquanto isso, já no âmbito da implementação da Estratégia do Emprego e Formação Profissional, o INEFP, Delegação provincial de Manica, lançou para o mercado de trabalho 57 jovens formandos, entre os quais 4 do sexo feminino, formados no Centro de formação do INEFP, na cidade capital provincial, Chimoio, nas especialidades de canalização (com 30 candidatos graduados) dos quais (3) são mulheres; electricidade (16) e montagem e reparação de computadores, com onze graduados.

Os cursos ministrados pelo INEFP têm sido virados para o mercado laboral local, sobretudo nas especialidades mais concorridas no mercado local, do ponto de vista de resposta imediata, tanto no preenchimento de vagas que são abertas por diferentes empresas ou iniciativas económicas que nascem naquela região central do país, assim como para a criação do seu próprio emprego, através de projectos ou pequenos negócios. Para o caso deste grupo ora treinado em Chimoio, a estratégia foi de as duas instituições do Estado resolverem localmente um problema que constituía uma preocupação, tendo em conta a saúde e dieta dos pacientes que internam naquela que é a maior unidade sanitária da Província de Manica.

As acções de formação terminadas na cidade de Chimoio, por exemplo, mais concretamente no Centro de Formação do INEFP (Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional), tiveram lugar no âmbito da implementação da Estratégia de Emprego e Formação Profissional, aprovada pelo Conselho de Ministros, em Março de 2006, um instrumento promotor do emprego que contou com a forte participação do sector privado, em todas as áreas de actividade.

Artigos relacionados

Focus Mode