Início » A PARTIR DE AMANHÃ: SADC discute teor de enxofre nos combustíveis

A PARTIR DE AMANHÃ: SADC discute teor de enxofre nos combustíveis

Por admin
81 visitas
A+A-
Reset

A ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens, dirige amanhã, em Maputo, a cerimónia de abertura do seminário regional dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) que vai abordar a “Promoção do baixo teor deenxofre nos combustíveis emMoçambique e nos países vizinhos”.

Esta reunião é co-organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), e contará com a presença de diversas instituições públicas e empresas da região austral responsáveis pelo sector dos combustíveis.

Temas como o fluxo do mercado de combustível na região da SADC, planos para o melhoramento da qualidade de combustíveis em Moçambique, progressos na melhoria dos combustíveis na região, benefícios de combustível com baixo teor de enxofre e progressos em África, de entre vários outros, serão debatidos no encontro.

Nos últimos anos, a redução do teor de enxofre nos combustíveis está a ser efectuada gradualmente a nível mundial. A reunião visa a definição de uma estratégia comum no processo de migração de gasóleo com teor de enxofre de 500 para 50 parte por milhão(ppm) conforme recomendado pelas Nações Unidas”, refere fontedo MIREME.

Lembrar que o país está a implementar um programa de expansão da rede de distribuição de combustíveis tendo em vista assegurar a disponibilidade permanente de combustíveis em todo o país, particularmente nos distritos através da construção de postos de abastecimento de combustíveis nas zonas rurais. Este programa está a ser materializado no âmbito do Programa de Incentivo Geográfico (PIG) e do acesso aos combustíveis líquidos bem como a construção de instalações de armazenagem do gás doméstico. O PIG visa a construção de postos de abastecimento de combustíveis em todos os distritos.

Artigos relacionados

Focus Mode