Início » País registou avanços no tratamento do HIV-Sida

País registou avanços no tratamento do HIV-Sida

Por Jornal domingo
247 visitas
A+A-
Reset

Carol Banze, em Doha

• Afirma a PM, Maria Benvinda Levi, no balanço da visita de trabalho a Qatar

Durante o balanço da visita de trabalho ao Estado do Qatar, onde representou o Chefe do Estado, Daniel Chapo, na segunda cúpula mundial para o desenvolvimento social, que decorreu de 4 a 6 do mês corrente, a Primeira-ministra, Maria Benvinda Levi, afirmou que o sector da saúde registou avanços especialmente no que toca ao tratamento do HIV-Sida.

Hoje, o número de pessoas infectadas ou afectadas continua elevado, “mas têm acesso ao tratamento”, disse.

Esta realidade concorre para a redução de mortes por esta doença, alterando as estatísticas de três décadas atrás. A estes ganhos junta a melhoria da vacinação e o alargamento dos serviços de saúde, não obstante a existência de desafios, no que diz respeito à qualidade – indicou.

Ao fim da participação do país na cúpula mundial, Levi fez uma avaliação positiva. Sintetizou que, passadas três décadas, há alguns avanços, mas Moçambique também enfrentou desafios, alguns dos quais originados pelas mudanças climáticas e escassez de recursos.

Artigos relacionados

Focus Mode