A Fundação Fernando Leite Couto acolhe no próximo dia 14 de Abril, um sarau cultural intitulado “Mutuma”, a ser dirigido pela banda M’laio e Lectícia Deiozina.
O conceito do sarau está centrado na diversidade de interpretação e percepção. Pois, segundo os protagonistas, “há várias palavras que definem ou, ao menos, nos levam a pensar o porquê dos tempos que nos atravessam”, explicam.
Melancolia; tédio; depressão; ausência de sentido existencial; perda de valores – são algumas das sinaletas que se encontram num cenário onde a crise dos nossos dias actuais não é apenas a dos quadros morais tradicionais legados pelas grandes correntes religiosas, mas igualmente, a dos valores laicos que os vieram substituir como a ciência, progresso e tantos outros.
A banda M’Laio é um agrupamento informal e aberto, actualmente constituído por oito (8) jovens músicos semi-profissionais. Criado em 2015 e tendo se materializado em 2016 com a iniciativa da vocalista Lecticia Deozina, solista do Coral Peace Choir e do clarinetista Eufrásio Bape da banda TP50, resolveram juntar um grupo de amigos para formar uma banda.
Antes disso, uma família que partilha interesse comum, pela música e poesia com objectivo de promover a cultura moçambicana através do resgate do ser e estar do passado e presente.
Em termos de composição do grupo, temos: Voz principal (Lectícia Deozina), Baixo(Sérgio Mudjidji), Guitarra(Magaia), Percursão(Vintani Nafassi), Bateria(Teles Cossa), Clarinete(Bape Eufrásio).



