Início » Hungria quer colocar sob detenção todos os refugiados

Hungria quer colocar sob detenção todos os refugiados

Por admin
52 visitas
A+A-
Reset

O Governo de Viktor Örban planeia colocar sob detenção naquilo que classifica como “abrigos” todos os refugiados que se candidatem a asilo na Hungria. A medida aplica-se enquanto decorre o processo de avaliação da candidatura e, segundo o executivo de Budapeste, visa impedir que deixem ou se desloquem livremente pelo país.

Em 2016, foram apresentados mais de

29 mil pedidos de asilo na Hungria. Não é

conhecido o número de pedidos a serem

aceites.

A proposta tem de ser submetida a

Bruxelas, sendo de antecipar que encontre

a resistência da Comissão Europeia, mas

o porta-voz do Governo, Zoltán Kovács,

justificou a decisão com a necessidade

de “controlar o que está a acontecer

dentro das nossas fronteiras ou nas

da Europa”. Actualmente, os candidatos

a pedidos de asilo têm liberdade de

movimentos, inclusive aqueles que

aguardam a decisão de recursos sobre

pedidos rejeitados.

Kovács recusou classificar aqueles

“abrigos” como centros de detenção e

explicou que, a qualquer momento, os

refugiados poderão regressar aos países

de origem.

A Hungria tem sido um dos países

procurados pelos migrantes e refugiados

provenientes do Norte de África e do Médio

Oriente e que procuram chegar a outros

pontos da Europa.

As regras da União Europeia

especificam que candidatos a asilo

não podem ser detidos a não ser “em

condições excepcionais claramente

especificadas”.

Artigos relacionados

Focus Mode