Perante o receio da Rússia que se propaga através de toda a Europa, o Ministério da Defesa estoniano decidiu juntar-se ao seu colega finlandês para comprar obuseiros de segunda mão da Coreia do Sul em prol da sua autodefesa.
O plano prevê a entrega
dos obuseiros a
ambos os países até
2021. O Ministério
da Defesa da Estônia
informou que pretende adquirir
pelo menos 12 dessas armas.
Quanto à Finlândia, até o
momento não há dados sobre a
quantidade exacta de obuseiros
planejada, mas parece que o
seu número vai exceder o da
Estônia.
Conforme as estimativas da
emissora finlandesa Yle, o país
prevê gastar 107 milhões de
dólares no quadro do negócio
conjunto de armas, sugerindo
que é possível a compra de 48
obuseiros.
Já há muito tempo que
as Forças Armadas da Finlândia
estão procurando substituição
para os canhões soviéticos que
o país está usando.
A compra de material
militar intensificou-se nos
países nórdicos e Bálticos no
contexto da alegada “conduta
agressiva” da Rússia desde que
a reunificação da Crimeia em
2014 foi descrita como prova da
“hostilidade” russa em várias
fontes mainstream da “media”.
O acordo de cooperação
bilateral entre a Estônia e a
Finlândia foi assinado durante
uma visita do ministro da Defesa
estoniano, Margus Tsakna, à
Finlândia em Janeiro de 2017.
Os dois países combinaram
estar em contacto quanto à
troca de dados sobre a Rússia,
informa Yle.
Vale destacar que nos
últimos anos a Finlândia
também tem reforçado a
cooperação com a Suécia no
contexto da paranoia antirussa.
Além disso, a alegada agressão
russa obrigou a Estônia, Letônia
e Lituânia a reforçarem os seus
contactos na área da defesa, em
particular – na defesa antiaérea.



