
O V Parlamento Infantil e providência de carteiras nas escolas em todo o país constituíram acontecimentos do ano que mereceram particular destaque na área social ao longo do ano.
Durante a V sessão de Parlamento Infantil, decorrida em Agosto do presente ano, os petizes mostraram o seu descontentamento em relação a violação dos seus direitos, particularmente em relação ao sequestro e morte de crianças albinas.
Nas suas intervençoes, exigiram medidas severas e penas exemplares aos violadores dos seus direitos, pois para eles a impunidade que frequentemente se assiste em relação aos infractores e violadores dos direitos das crianças constituíam a causa principal de prevalência destes males na nossa sociedade que impedem o desenvolvimento integral da criança no país.
Ao longo dos dois dias de debate acesso os parlamentares de palmo e meio mostraram maturidade na abordagem de outros assuntos que apoquentam e comprometem o desenvolvimento saudável da criança.

No evento que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, os petizes exigiram do Governo e da sociedade em geral, desde as famílias até as comunidades, mais comprometimento em relação a protecção da rapariga contra o casamento prematuro e a gravidez precoce, males que impedem a autoafirmação desta classe feminina. Os petizes mencionaram igualmente a desnutrição e a exploração sexual de menores.
No último dia do encontro, o PresidenteNyusi afirmou estar impressionado com o nível de intervenção dos parlamentares de palmo e meio e salientou que a promoção e protecção da criança constituía uma das prioridades do seu Governo.
Ainda impressionado Filipe Jacinto Nyusi classificou aquele evento como um acto soberano salientando que cedo aqueles petizes começavam a assimilar as práticas da democracia, ganhando os valores da unidade nacional e noção do colectivo.
Carlos Serra Júnior:
rosto de activismo ambiental

O jovem sociolólogo Carlos Serra Júnior destacou-se no ano prestes a findar pelo apego ao activismo ambiental.
Homem do ambiente, empenhou-se na limpeza das praias, mostrando-se determinado em lutar pela remoção criteriosa de resíduos e cimentando a perspectiva de sua reutilização ou reciclagem.
Em entrevista recente ao nosso semanário comprometeu-se a empenhar-se na recolha de garrafas e respectivas tampas, durante o próximo ano, uma luta que vai contra o desperdício de plástico, dificilmente biodegradável.
Ainda sobre plástico, destaca-se como acontecimento social de relevo no ano prestes a findar, a restrição de uso em supermercados, mediante aplicação de sobretaxas, tudo na perspectiva de se evitar o incremento de poluição de solos.
Um plástico leva mais de 50 anos no solo a degradar-se.
Jorge Ferrão: figura da educação

O sector de Educação ganhou novo rosto da estrutura do novo Governo. Jorge Ferrão desde a primeira hora buscou novas sinergias visando a melhoria da qualidade de ensino, buscando diferentes sensibilidades. Chegou ao reunir todos os antigos titulares do sector.
Destaca-se, assim, como uma das nossas figuras na área social porque contribuiu para que fossem matriculadas mais de um milhão e trezentas mil crianças na primeira classe.
SÉ de saudar o empenho do Governo em fazer da educação, instrução e protecção da criança pressupostos fundamentais para o seu desenvolvimento integral.
Foram construídas cerca de 387 novas salas de aulas devidamente apetrechadas para o ensino primário.
É aqui onde saudamos o empenho de Jorge Ferrão. Numa campanha nacional de produção de carteiras foram alocadas 72 mil carteiras escolares duplas e entraram em funcionamento 22 novas escolas secundárias em todo país. O ensino secundário conheceu notável expansão.
Temos a consciência que os investimentos na área de Educação são de longo prazo, mas estamos cientes que é um investimento que vai assegurar a sustentabilidade da existência e competitividade do nosso País. Através da aposta na educação, estamos a montar a rampa para o sucesso dos próximos Quinquénios.
O Décimo Segundo Festival de Jogos Desportivos Escolares, em Pemba, que movimentou 1.800 estudantes de todo o País, foi um momento de exaltação da unidade nacional, de exibição de nosso potencial desportivo e o espírito da competitividade no seio da nossa juventude, e de preparação de viveiros para novos talentos desportivos.



