
O Município da Matola participa a partir de quarta-feira até domingo, na cidade sul-africana de Mbombela, no Festival Intermunicipal “Cidades Gêmeas”, que junta ainda Mbabane (Suazilândia) e Nkomazi (África do Sul).
A autarquia moçambicana far-se-á representar na componente desportiva através de selecções de futebol Sub-18 masculino, basquetebol masculino e netbol feminino.
As três selecções intensificaram a sua preparação na semana passada, tendo realizado vários jogos de controlo. O conjunto de basquetebol é favorito à conquista do primeiro lugar do torneio, à semelhança do sucedido nas últimas edições.
Leonel Manhique, técnico do Ferroviário de Maputo e da Selecção Nacional Sub-18, é o comandante da equipa que integra os melhores jogadores da actualidade daquela cidade que há vários anos abastece as equipas da cidade de Maputo em talentos.
No futebol as esperanças do título são reduzidas, enquanto o netbol está ainda na fase de divulgação naquela urbe, pelo que vai tomar parte no festival com ambições modestas.
Para além da componente desportiva, o festival intermunicipal vai contar com manifestações culturais diversas. Nesta área, a Matola será representada pela Companhia Municipal de Canto e Dança, pelo músico Mr. Bow e ainda por um DG. A delegação integra ainda cinco artistas plásticos que vão expor suas obras durante quatro dias.
Este ano, o festival designado de “Cidades Gêmeas”, vai juntar também empresários das quatro cidades, através da realização dum fórum e bolsas de contacto entre homens de negócios.
O festival designa-se de ‘Cidades Gêmeas” por envolver municípios com tradições comuns, pela proximidade geográfica e pelas relações entre os povos dos países que representam.
Para além do aspecto sócio-económico, o evento promove intercâmbio técnico, administrativo e de gestão de habilidades nas áreas de saúde, ambiente, planificação, promoção de investimentos, desenvolvimento local, turismo e finanças.
O mesmo realiza-se no quadro dum protocolo rubricado em Maio de 2005 por iniciativa do antigo presidente do Município da Matola, o malogrado Carlos Tembe. Foi actualizado em Fevereiro de 2012.



