Início » Primeiro-Ministro insta PETROMOC a produzir mais

Primeiro-Ministro insta PETROMOC a produzir mais

Por admin
298 visitas
A+A-
Reset

O Primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, apelou aos gestores da empresa Petróleos de Moçambique (PETROMOC) para maior desempenho na busca de receitas que contribuem para equilíbrio na balança comercial.

Carlos Agostinho do Rosário, que visitou sexta-feira a Terminal Oceânica do Língamo, na Matola (província de Maputo), lançou vigoroso repto à PETROMOC parara implementar política de contenção no quadro da actual conjuntura económica que o país vive.

De acordo com Maria Isaltina Lucas, Vice-ministra da Economia e Finanças, o Primeiro-Ministro instou gestores daquela empresa participada pelo Estado a pautar pela maior eficiência e melhor produção.

A Vice-ministra afastou qualquer ineficiência na gestão da empresa, realçando que financeiramente encontra-se bem, devendo publicar o seu relatório de contas em breve.

Recorde-se que a PETROMOC detém 42 por cento do mercado moçambicano de, possuindo a maior capacidade de armazenagem do país, estimada em 450 mil metros cúbicos.

Fernando Uache, Presidente da Comissão Executiva da empresa informou ao Primeiro-Ministro que o volume de vendas tem sido considerável nos últimos anos, não obstante a disputa acirrada de mercado com outros operadores.

A mesma fonte referiu que em 2013, a PETROMOC comercializou 560 mil metros cúbicos em produtos petrolíferos diversos; em 630 mil metros cúbicos em 2014 e 598 mil metros cúbicos em 2015.

A substituição de produtos petrolíferos de origem fóssil pelo gás natural, um produto nacional, destaca-se como importante desafio da PETROMOC a médio prazo.

O Presidente da Comissão Executiva disse, na ocasião, que tudo está a ser feito para que grande parte das viaturas no país sejam movidas a gás, uma medida que visa reduzir a factura das importações do país, tudo no esforço de manter divisas no sistema financeiro nacional. 

 

Artigos relacionados

Focus Mode