Início » ESTARÃO AS CHAMADAS “PESSOAS DA TERCEIRA IDADE” CADUCAS?

ESTARÃO AS CHAMADAS “PESSOAS DA TERCEIRA IDADE” CADUCAS?

Por admin
69 visitas
A+A-
Reset

"O proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor" Pv 7:12

Antes demais, começo por manifestar o meu forte e profundo repúdio ao assassinato bárbaro do Professor Gilles  CISTAC, pois apesar de nunca ter concordado com a sua linha do pensamento, não obstante, e sejam quais forem as motivações que ditaram o acto macabro, não justificam tirar-lhe a única e a mais preciosa dádiva que o Invetor do Mundo distribui gratuitamente a todos os seres vivos: a Vida. São igualmente lamentáveis as precipitadas conclusões e insinuações de certas pessoas que chamam a si o conhecimento de tudo o que se passa neste País, e que assaltando os Órgãos de Comunicação Social fazem deles o seu pódio para dalí semearem e espevitar ódios. Reflectem uma visão curta, pois diz um sábio adágio: “Um Derrotado apenas fixa-se no azulejo que lhe cabe colocar, ao passo que um Vencedor consegue ver a parede na sua totalidade”. E o lendário "Rei de Rock, Elvis Presly remataria: "Fofocas são apenas palavras pequenas vindas de mentes pequenas.”À família do malogrado Professor vão os meus sinceros pêsames. Paz à sua alma. No concernente a caducidade das chamadas “Pessoas da Terceira Idade”,os Geriatras explicam que é uma etapa da vida que varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que tais pessoas vivem. Por exemplo, em países classificados como em vias de desenvolvimento, alguém é considerado da "Terceira Idade" a partir dos 60 anos. No entanto a GeriátricaouGeriatria,ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e as principais ocorrências na pessoa idosa,considera que somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de "Terceira Idade". Na verdade, com a chegada dessa ou a essa idade, passam a ser frequentes alguns problemas de saúde  e outros, incomuns nas fases da vida anteriores. A Osteoporosee o Mal de Alzheimersão mais susceptíveis de acontecer nessa fase. Nessa idade as pessoas têm habilidades regenerativas limitadas. As mudanças físicas e emocionais expõem a perigo a qualidade de vida dos idosos.OGeriatra AlemãoDr. Michael Ramscar considera que: "Afinal, os cérebros das pessoas mais velhas são lentos só porque elas sabem muito. As pessoas não declinam mentalmente com a idade. Elas apenas necessitam mais tempo para recordar factos e acumulam muito mais informações nos seus cérebros. Muito parecido com o que acontece nos discos rígidos dos computadores quando ficam cheios, dificultando assim o tempo de acesso às informações pretendidas. Esta desaceleração não é o mesmo que o declinio cognitivo. O cérebro humano funciona mais lentamente na velhice, apenas porque temos armazenadas mais informações. O cérebro não fica mais fraco com o tempo. Pelo contrário, elas simplesmente sabem mais. Mesmo quando se esquecem do que iam fazer noutra dependência da casa, esse não é um problema de memória mas apenas uma forma da Natureza as obriga a fazer mais exercício físico." É isso! Eu sei que o Dr. Michael Ramscar, disse mais coisas que eu deveria aqui citar mas, de momento, não consigo recordar, mas se vocês me derem tempo…

Kandiyane Wa Matuva Kandiya
nyangatane@gmail.com

Artigos relacionados

Focus Mode