
O Ngoma Moçambique, iniciativa da Rádio Moçambique, a mais antiga parada de música nacional, na festa dos 30 anos de existência, escolheu Utombi de Kambezo como a melhor canção do ano, numa edição onde Lourena Nhate, conquistou o prémio para a canção mais popular (A Uhembe) e Kota Balu a canção mais votada. Xixel Langa e Félix Waka-Sitoe ficaram com os títulos para Melhor Voz Feminina e Masculina.
A parada ainda entregou à Rodália e Valdmiro Bino os prémios para artista revelação feminina e masculino respectivamente. À Salimo Muhamed foi outorgado o Prémio Carreira. A mítica Ghorwane, que concorria com o tema “Mussakaze”, acabou a noite em grande ao receber da South Africa Tourism um prémio – surpresa para uma viagem e participação num festival de jazz na vizinha África do Sul em Julho de 2018 com todas despesas pagas no valor de 300 mil randes.
O prémio aos Ghorwane, banda que este ano completou 35 anos, foi anunciado pelo saxofonista e activista social Moreira Chonguiça e pelo embaixador sul-africano Mandisi Mpahlwa. Desta forma, os bons rapazes, em 2018, irão participar na 10ª edição do World Choir Games em Tswane África do Sul.
Para além do prémio ao Ghorwane, a South Africa Tourism ofereceu um voucher para compras no valor de 2500 Randes ao mais votado e ainda a possibilidade de dois DJ’s da RM participarem na 10ª edição do World Choir Games.
Refira-se que Moreira Chonguiça foi um dos integrantes da banda Ghorwane antes de rumar para África do Sul para dar seguimento a sua formação académica na área musical.
O espectáculo dos 30 anos do Ngoma Moçambique começou com a banda RM a apresentar a sua nova fornada de vocalistas, nomeadamente Sizaquel Matchombe, Pureza Wafino e Dulce Muhate antes de rematar com o supremo Wazimbo. A banda RM tem estado num processo de renovação ao integrar artistas da nova vaga.
A ocasião serviu também para ir ao baú de memórias e recordar os vencedores das diversas edições – Fernando Luís, o primeiro laureado, Mingas, Stewart Sukuma, Cândido Xerindza, Dimas, Manecas Tomé, Madala, David Mazembe, entre outros, foram recordados numa retrospectiva eminentemente musical.
A final do Ngoma teve lugar no Pavilhão do Desportivo e o júri do Ngoma da presente edição foi constituído pelos músicos Lucas Mukavel, Rufus Maculuve, Feliciano Tome, Walter Zandamel e Queirós Júlia.



