O viaduto que está a ser construído na zona de “Tchumene”, no Município da Matola, que vai assegurar a ligação entre a Estrada Nacional Numero 4 e a secção 5 da Estrada Circular de Maputo, vai ter as mesmas características que o viaduto de Marracuene, na Estrada Nacional Numero Um.
Depois de ultrapassadas as primeiras dificuldades técnicas no sentido de avançar com as obras, foram retomados os trabalhos de construção daquela infra-estrutura, em Julho do ano passado.
O empreiteiro, quando se fez ao terreno, deparou-se com dois novos obstáculos, sendo que, o primeiro, encontra-se na margem esquerda, no sentido Matola-Ressano Garcia, onde vai ser necessário destruir infra-estruturas no terreno de duas fábricas. O segundo obstáculo, está do lado direito da via, visto que na área de reserva da estrada atravessa o gasoduto da Matola Gás Company, em que será necessário colocar uma das fundações do viaduto de ligação entre a Estrada Circular e a Estrada Nacional Numero 4.
Será construída uma ponte que atravessa por cima da EN4, estrutura semelhante ao “Nó” de Marracuene, fazendo com que os carros que venham da Secção 5 pela Estrada Circular, tenham que passar por cima da via para a Moamba, de modo a poderem seguir viagem para a Cidade da Matola ou para Ressano Garcia.
Será necessária a abertura de fundações profundas e teme-se que, só pelo exercício da perfuração, possa criar vibrações que façam atingir o gasoduto e dar origem a uma explosão.
O presidente da empresa “Maputo-Sul”, Silva Magaia, disse que o processo de afastamento da conduta já começou, tendo inclusive sido feita a escavação de uma vala para onde está a ser feito o desvio da conduta de gás, esperando-se que até ao próximo de Julho possa estar concluído.
Caso as negociações com as empresas afectadas e o processo de desvio da conduta de gás estejam finalizados, nessa altura será dado o arranque para a construção definitiva do viaduto de ligação entre a Estrada Circular e a EN4.



