
Para a medicina, uma gravidez após os 35 anos de idade representa um risco para a saúde da gestante, bem como do bebé. Contudo, quando o desejo de ser mãe fala mais alto, a saída é fazer dos cuidados médicos o aliado e lançar-se na concretização de um sonho nobre: ser mãe.
Pedro Noda, gineco-obstetra chama atenção para a importância de se ter em mente que a melhor fase para engravidar é de 18 a 35 anos. Conforme explica, depois dos 35 anos, corre-se o risco de ter um prato prematuro, abortos espontâneos, placenta prévia, má formação fetal, entre outros problemas, daí que é fundamental que se faça um acompanhamento médico rigoroso até ao serviço de parto.
Entretanto, a seu ver, nada impede que uma mulher venha a experimentar a maternidade na meia-idade. Assim sendo,“qualquer idade é ‘boa’, mesmo aos 45… 49anos épossível. Hoje, existem metodologias comoa fertilização ou doação de óvulos quepermitem ter um filho numa idade avançada”, afirma o especialista.
Para falar sobre as experiências da maternidade na idade proibida,domingo privou com algumas ‘mulheres de 40’. Umas tiveram filho pela primeira vez nessa faixa e outras nem por isso.
Mesmo com a consciência de que enfrentariam uma gravidez de risco, a vontade fê-las brigar por esta causa.
Maria Madalena, hoje com 62 anos de idade, iniciou a sua busca pela maternidade que teimava em ser difícil. “Foram quase dez anos de tentativas. Perdi a conta de quantas vezes passei por tratamentos médicos e até tradicionais para conceber, só me faltou ingerir fezes de animais. Hoje passam 24 anos que venci”, diz-nos orgulhosa.
Maria Madalena sofria de cólicas menstruais muito intensas. “Nos primeiros trêsdias de menstruação só vomitava”, recorda. A seu ver, as cólicas viriam a ser um dos sinais para a sua dificuldade de conceber. “Comecei a enfrentar sérios problemas. Até fiquei com receio que a família do meu marido reprovasse a nossa união. Muitas vezes perguntei-lhe como seria se não conseguisse dar-lhe um filho”,afirma.
Contudo, depois de submetida a um tratamento,conseguiu engravidar. Mas, o repouso foi a primeira recomendação médica. “Não podia aproximar do fogão,varrer, lavar, enfim não podia fazer nada que envolvesse esforço. Fiquei quase de cama até ao sétimo mês da gravidez, conta.



